Promessas de ano novo

0
345

Um ano acaba, outro começa. E você, como sempre, tenta avaliar o ano que se vai e fazer planos para o ano que chega.

Percebe que não cumpriu muitos dos projetos planejados. Culpa-se. Mas, promete que desta vez fará diferente, porque agora você sabe que tem que ser a sua prioridade maior.

Excelente! Começou bem. 

Você tem que ser, sempre, o aspecto principal do seu planejamento. Não é possível planejar para os outros, muito menos fazer os outros felizes, se você não está feliz. Então, focar em você é a estratégia mais acertada.

Tem que superar o que não aconteceu e aprender com os erros. O importante é seguir adiante. Cada ano é uma nova oportunidade de crescer, de ser feliz e de fazer os outros felizes. 

O ano novo representa uma renovação, uma nova oportunidade. Surpresas virão, esteja aberto para elas.

Ter esperanças num futuro melhor é um incentivo para enfrentar a realidade dura do dia-a-dia. Sem isso, o acaso tomará conta da sua vida e você se sentirá infeliz.  A falta de controle vai te provocar ansiedade e, uma ansiedade prolongada, pode te levar a estados depressivos.

O segredo é planejar e agir de acordo com os planos, sempre flexível para incluir as oportunidades que aparecerem e enfrentar, com humildade, os problemas que, inevitavelmente, vão acontecer. 

O plano é seu, saiba que você pode mudar tudo o que quiser durante o caminho.

E se você é daqueles que fica preso a tudo o que não conseguiu fazer, precisa superar isso. Cada dia é um novo começo. Não desperdice as oportunidades, olhando para o passado e se culpando pelo que não fez bem. 

Foque no futuro. 

Vida nova. Sinta-se renascer. Comemore o que está por chegar e seja receptivo. 

Aliás, não tente controlar o futuro. Também, não fique apenas nos sonhos, porque isso te levará, irremediavelmente, a uma frustração. 

Pense nas suas necessidades, defina um objetivo e elabore uma estratégia para chegar lá.

Você está feliz com a vida que levou até agora?

Em caso positivo, pense em como ter mais do mesmo e crie um plano de ação para manter e fazer crescer seu patrimônio emocional e material. Se está infeliz, pense no que fazer para mudar, para conquistar novas coisas, novos amores e mais paz.

Não se esqueça, porém, que você não tem controle sobre o ambiente e nem sobre os outros; então, seu plano deve levar em conta apenas aquilo que você tem que mudar para chegar ao resultado pretendido.

Troque pensamentos negativos por positividade. 

Esteja pronto para o bem. Feche-se para o mal. 

Ignore os problemas dos outros, foque nos seus problemas. 

Não inveje, inspire-se. 

Analise suas atitudes, você precisa conhecer suas motivações e se acolher. 

Ame-se, você é único. Você é resultado de tudo o que viveu até agora. Não tem como ser diferente.

Aceite-se. Tenha consciência de que só você pode fazer por você aquilo que deseja. Transforme-se. 

Entenda suas escolhas e tenha certeza de que elas são verdadeiramente suas, não de seus pais, do seu cônjuge, do seu chefe, dos seus amigos. Fazer o que os outros querem é um fardo impossível de carregar por muito tempo.

Respire. Viva. Aprecie a beleza deste mundo. Você é um privilegiado por estar vivo. 

Seja bondoso com você. Faça a si mesmo a justiça que quer para o mundo. Permita-se ser feliz.

Pare para pensar: o que você quer de 2020? 

A vida humana pode ser entendida em três planos de crescimento: íntimo, social e profissional. Considere esses três aspectos para avaliar o ano que se va e projetar o ano que chega.

Defina uma meta em cada um desses planos para dezembro de 2020. Por exemplo: Quer se sentir mais seguro ou quer ser independente? Quer estar mais próximo da sua família ou não depender tanto dela? Quer ser promovido ou mudar de emprego?

Sem entender as peculiaridades de cada uma dessas metas, qualquer planejamento será simplesmente um castelo de areia. Seja realista ao perceber suas necessidades e definir suas metas. Seja honesto com você. E se não tiver respostas, busque a ajuda de um psicanalista ou de um psicólogo. 

Não continue perdido, deixando a maré te levar. Toma conta da tua vida. Descobrir o rumo a trilhar é indispensável para ser feliz.

Coloque-se objetivos mensais, para cada âmbito. Trace um plano de ação para esses objetivos. E não pense que planejar é forçar, afinal, você só está educando a sua mente para criar hábitos.

Por fim, o mais importante: AÇÃO. 

Sem ação pessoal, nada acontecerá. 

Seja constante, não se frustre com o mês que passou em branco. Recomece. Em dezembro de 2020, você ficará surpreso com tudo o que conseguiu.

E se o caminho traçado se mostrar errado, não fique triste. Ria da sua falta de visão e trace um novo plano, mais seguro com o que já aprendeu sobre si mesmo.

Faça novas promessas de ano novo. Sem elas, você será apenas um barco à deriva. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui